Thelema prolongamento de 'thelo' (querer); uma determinação (a
coisa propriamente), ou seja, (ativamente) escolha (especificamente,
propósito, decreto; vontade abstrata) ou (passivamente) inclinação: –
desejo, prazer, vontade.
Também se refere à doutrina ou filosofia religiosa difundida por
Aleister Crowley a partir de 1904 nos moldes propostos pelo Liber AL vel
Legis, publicação recebida por uma entidade auto-denominada "Aiwass",
ministro de Cultura de Hoor-par-Kraat (o Deus Hórus).
De acordo com a filosofia thelêmica, o ser humano está afastado
de sua condição divina não pela encarnação, conforme pregava, por
exemplo, o gnosticismo, e sim pela simples não-conscientização desta
natureza. Essa falta de consciência seria mantida por uma série de
fatores, dentre os quais podem-se citar o conceito de pecado (enquanto
restrição artificial dos impulsos naturais), o egocentrismmo e a entrega
à vontade alheia ou aos vícios -- que no conceito thelêmico referem-se a
qualquer atitude que controle a vontade ao invés de ser controlada por
ela. Assim, cabia ao ser humano buscar uma profunda auto-consciência,
chegando assim ao conhecimento do que foi chamado de Verdadeira Vontade
(Thelema, do grego vontade), o objetivo primal da encarnação de um
espírito individual.
Antecedentes
A palavra Thelema é incomum no Grego Clássico, significando o desejo,
mesmo o sexual. Porém já se torna comum na Septuaginta (versão da
Bíblia hebraica para o dialeto grego Koiné). Antigas escrituras cristãs
utilizavam esta palavra por vezes para se referir à vontade humana, mas
era mais usual como referência à vontade de Deus. Na oração do Pai
Nosso, por exemplo, em "Venha a nós o Vosso reino, seja feita a Tua
vontade, assim na terra como no céu;" (Mateus 6:10), o original de
"vontade" é θέλημα. Ainda no mesmo evangelho, em Mt 26:37, tem-se Jesus
dizendo a Deus: "faça-se a Tua vontade", novamente com o termo Thelema
no original. Ainda além, Santo Agostinho, em um sermão do Séc. V d.C.,
utiliza a frase "dilige et quod vis fac" ("ama e faze o que tu queres").
O texto renascentista "Hypnerotomachia Poliphili",
creditado ao monge dominicano Francesco Colonna e com primeira
publicação em 1449, possui uma personagem chamada Thelemia,
representativa da vontade ou desejo, que em conjunto com Logistica (a
razão) guiavam o protagonista Polifilo por sua jornada em busca de sua
amada. Quase sempre, ao ser obrigado a escolher entre os conselhos de
Logistica e Thelemia, Polifilio dava ouvidos à seus impulsos sexuais e
não à lógica. Esse livro teve grande influência sobre outra obra de
grande importância para a base filosófica thelemica, a novela do Séc.
XVI, "Gargantua e Pantagruel", do monge franciscano François Rabelais.
Neste texto clássico se descreve a "Abadia de Thélème", cuja única regra
consistia em "faix çe que tu veux" ("faze o que tu queres"). Já em
meados do Séc. XVIII, Sir Francis Dashwood inscreve este adágio, que se
tornaria o lema do Hellfire Club, na porta de entrada de sua própria
abadia, em Medhenmam, Inglaterra. "Gargantua e Pantagruel" também é
referenciado na novela de Sir Walter Besant e de James Rice, Os Monges
de Thelema (1878), e na utopia A Construção de Thelema (1910), de C. R.
Ashbee.
Notas:
(1) "Do what thou wilt shall be the whole of the Law" - a tradução utilizada é a de Marcelo Motta,
pois fora feita seguindo uma observação de Germer sobre a necessidade
de se ter o mesmo número de letras do original (11). Infelizmente, não
se pode traduzir apenas com monossílabos como ocorre no britânico. 11 é o número da Grande Obra.
(2) "Está escrito que 'Amor é a lei, amor sob vontade'.
Aqui há um Arcano Velado, pois no idioma grego AGAPE- Amor, tem o mesmo
valor numérico que THELEMA - Vontade. Por isto nós compreendemos que a
natureza da Vontade Universal é Amor".
Liber CL - De Lege Libellum
Texto retirado do site: Ocultura
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