sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Cena Gótica Brasileira #4 - Banda Kafka

Olá Ladys e Lords, tudo bonzinho? Então, como já devem ter percebido andei meio afastadas esses dias, mas o motivo é q estou tentando reativar o canalzinho do Youtube novamente. Pois é... ele está parado e jogado às teias de aranha, mas em breve estarei com novos vídeos. Já tem 2 prontos só falta editar, mas enfim, não é isso que vem ao caso agora!

Hoje resolvi dar continuidade ao meu projetinho pessoal sobre a Cena Gótica Brasileira e como estava apresentando bandas da cena do nosso país hoje trago mais uma bem legal esperando que tenham ao menos o interesse de dar uma chance procurar o som que é muito bom!



Kafka é uma  banda nacional de pós-punk  muito pouco conhecida na cena, surgiu também em meados do anos 80 na cidade de São Paulo, com os integrantes  Abrão Levin (vocal e guitarra), Renato Mello (sax e guitarra), Renato R. (baixo) e Paulo Blitter (bateria), sendo pouco conhecida.
Lançou dois LPs, Musikanervosa (1987) e Obra dos Sonhos (1989), posteriormente relançados num só CD.


Ouvidos hoje remetem a uma época em que o rock no Brasil era bem menos unidimensional do que hoje. Musikanervosa traz uma ousada e bem conduzida mistura de psicodelismo com toques góticos, orientais e de Jazz (este, o fio puxado pelo sax de Renato Mello), com letras cheias de referência literárias (a música Gregor, é claro, é baseada em A Metamorfose, do Franz padrinho Kafka), às vezes pecando pelos exageros, estes muito bem colocados.
Em Musikanervosa, notamos o som destacam-se o hit Temerário Lua (Ente Um) o vocal de Abrão Levin lembra bastante o de Guilherme Arantes, Valsa do Medo, com o som bem parecido com Cocteau Twins e As Tribos da Noite com a inconfundível guitarra glissando de Fábio Golfetti, do Violeta de Outono, que no fim das contas o som da Kafka lembra bastante o da banda.











Em entrevista ao blog claudionosferaLEVIN diz o seguinte sobre as composições da banda: “Não existe nada nos discos que seja improviso ou acidental, todos os sons, efeitos e ideias harmônicas são intencionais. Esta colisão do Intuitivo com o Racional, da improvisação com a premeditação, define bem a atmosfera musical do grupo”.  

Mas como já imaginamos, infelizmente a banda acabou! Ainda em entrevista com o Blog Levin comentou sobre o fim da banda:
Porque a banda acabou? Há chances de uma volta?
"Acho que o golpe final foi a minha saida da banda em 1990,
Mas o principal e verdadeiro motivo, é o fato do Kafka ser o resultado musical
de 4 elementos: Abrão Levin, Renato Mello, Renato R. e Paulo Bloise;
Estes são os integrantes que criaram as musicas e os conceitos do grupo Kafka;
Mesmo que o Renato Mello não tenha participado das gravações do 2 disco,
ele participou das composições.
O Kafka ainda existe e somos nos 4, na verdade nos encontramos este ano e
é grande a vontade de tocar e quem sabe produzir mais musica juntos;
Todos ainda tocam, tem um pequeno detalhe de eu não estar morando no Brasil,
mas acho que isto vai acontecer!"

Deixo vocês com a música Tribos da Noite da banda, que creio ser a mais marcante, ao menos no meu ver né gente!!


Infelizmente não consegui achar um link decente pra dowload do álbum pra vocês mas achei uma Play List no youtube com todas as Músicas AQUI

Kafka - Musikanervosa



1. Tribos da Noite
2. Valsa do Medo 
3. Idade Média 
4. Temerário Lua 
5. Gregor 
6. Além das Nuvens 
7. Musikanervosa 
8. Tribos da Noite (ao vivo) 






Bom é isso gente. Eu espero que tenham gostado!
Bjos e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

† Ladys e Lords, os comentários são moderado, não se preocupem se não aparecer na hora. Leio sempre todos e respondo com o maior carinho ok?!

† Se puder se identifique, fico muito feliz de saber quem é!

† Comentários maldosos e desrespeitosos serão excluídos e ignorados. Se não gostar do que está lendo simplesmente se retire, não baixe o nível!

Bjinhos a todos ♥

Efêmera Ingratidão

Ah dor, que consome meu ser, Vem até mim, mansamente Para que seu sentir seja menos intenso, Para que não tenhas o prazer em me torturar, E ...